Utacar redobra os cuidados com equipe, clientes e veículos

A pandemia de novo coronavírus (Covid-19) conscientizou a população sobre a importância da higiene pessoal e nos cuidados no dia a dia, ao chegar em casa. Mas a atenção para evitar a contaminação vai muito mais além, alertam  médicos e especialistas, como a limpeza, higienização, e desinfecção dos veículos, uma vez que eles podem ser um grande disseminador de riscos à saúde. A recomendação para que o ambiente do carro seja higienizado também é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

De acordo com o médico especialista em medicina de tráfego, do trabalho e pneumologista, Amaury do Lago Prieto, “O ideal é que ele (carro) fique estacionado, mas sabemos que existem pessoas com necessidades inadiáveis de se locomover de um local a outro, por isso devemos buscar a higienização segura dos nossos veículos”.

Considerada como serviço essencial, a Utacar Oficina Mecânica continua aberta na quarentena, mas tomando todos os cuidados para a proteção de sua equipe, fornecendo Equipamento de Proteção Individual (EPI), como, por exemplo, máscara de pano, protetor facial, luvas, álcool em gel espalhado por toda a empresa, além de cuidados redobrados com a limpeza de suas dependências.

Para Gustavo Agiessi, gestor da Utacar, além da preocupação com toda a equipe, as medidas internas são importantes, pois a higienização do ambiente tem reflexos na vida dos clientes e suas famílias e no próprio veículo.

A Utacar busca oferecer o máximo de cuidado na limpeza e desinfecção do veículo, desde a sua entrada na loja até o momento em que é entregue para o proprietário. “A limpeza de toda a oficina é feita semanalmente por uma equipe especializada e os veículos passam por lavagem externa completa, limpeza interna, higienização normal, higienização química e outra por ozônio”, conta. Todo este processo permite eliminar  99,9% dos vírus e germes presentes no interior do carro.

AGENDAMENTO

Antes mesmo da eclosão da pandemia no Brasil, na primeira quinzena de março, a Utacar já trabalhava com um sistema de agendamento de serviços, responsável por 95% dos atendimentos. A prioridade sempre foi a busca e entrega do veículo na casa ou local de trabalho do cliente.

Com a pandemia, os cuidados com o ambiente interno foram redobrados, para que o cliente que deseja ficar esperando se sinta confortável e seguro. Neste caso, só é permitido que uma pessoa permaneça na loja, além limitada a entrada de fornecedores, com o objetivo de otimizar a entrega de produtos, e ele permaneça o menor tempo possível.

Além da limpeza semanal realizada pela empresa especializada, outra medida em vigor é a pulverização diária, ao fim do expediente, das bancadas e ferramentas. Este cuidado evita e reduz riscos de contaminações da equipe e dos veículos.

ATENÇÃO

Ainda de acordo com o médico Prieto, mencionado no inicio dessa matéria, é necessário ressaltar a importância da higienização principalmente das partes que são tocadas pelo motorista, como maçanetas, câmbio, volante, botões de retrovisores, de vidros, alavancas de freio e até mesmo aquela tela, multimídia que alguns possuem, todas essas partes precisam estar bem limpas.

limpeza utacar

Outro cuidado que na maioria das vezes não é lembrado, mas tem grande importância, é em relação aos veículos, é o ar condicionado. O ideal de acordo com o médico, seria manter regulado de maneira que haja a troca do ar interno com o ar externo ao veículo. E mais uma vez, se houverem outras pessoas a bordo do carro, o cuidado deve ser redobrado.