Cansado de trocar constantemente o sistema de freios de seu veículo? Confira nossas dicas para aumentar a longevidade do seu sistema de freios.

Sistema de freios: parte fundamental da segurança de seu veículo

Os freios e a suspensão estão dentre os itens que mais afetam a segurança de seu veículo.

Escolher o melhor sistema para seu veículo e fazer com que ele dure mais é muito importante para manter seu carro seguro.

Descubra abaixo mais informações sobre os sistema de freios e como aumentar sua longevidade.

O que é o sistema de freios

O sistema de freios é uma série de componentes que trabalham juntos e tornam possível que seu veículo seja desacelerado.

O bom funcionamento desse sistema é fundamental para a segurança no trânsito.

O sistema de freios funciona criando atrito nas rodas quando o condutor pisa no freio, reduzindo a velocidade do veículo.

Quais elementos compõem o sistema de freios

É fundamental que o condutor tenha uma noção do funcionamento de seu carro, ainda que não vá consertá-lo sozinho.

Em momentos de aperto, essas noções básicas podem ajudar muito. Por isso, listamos abaixo os componentes do sistema de freios (componentes gerais dos tipos de freios).

  • disco de freio, presente na parte dianteira, ou ainda nas rodas dianteiras e traseiras.
  • tambor de freio, atualmente presente apenas na parte traseira do veículo;
  • pastilha de freio, disposta junto aos discos;
  • lonas de freio, que se ligam aos tambores;
  • cilindro mestre, responsável pelo fluido da frenagem;
  • servo-freio, que aciona o sistema de freio;
  • cilindro de roda, que aciona o freio traseiro quando há tambores no sistema de freios;
  • pinça de freio, à qual as pastilhas se encaixadas e são pressionadas junto ao disco.

Tipos de sistemas de freios

Os sistemas de freios podem ser a disco, a tambor, pneumático ou ABS. Os freios a disco são aqueles  fabricados em cerâmica ou em ferro fundido. A frenagem ocorre por causa do atrito entre o disco e a pastilha de freio, desacelerando o veículo com uma pressão lateral nas rodas.

Essa pressão é feita através de fluidos que são liberados pelo cilindro. Já o freio a tambor, similar ao freio a disco, tem por diferença o tambor per se, além da pressão vertical quando o freio é acionado.

O freio pneumático, também conhecido como freio a ar, pois não utilizam pressão hidráulica e sim com ar comprimido. Esse sistema possui múltiplas válvulas, tornando a frenagem mais equilibrada.

Por fim, os freios ABS (Antilock Braking Sistem) possui válvulas eletrônicas que evitam que as rodas travem. Apesar do alto custo desse sistema de freios, ele é mais seguro.

Qualidade de peças

Para que o sistema de freios esteja funcionando bem, é fundamental que todos os seus componentes e peças também estejam com um bom funcionamento.

Por isso, escolher peças de qualidade é importante quando repondo elementos do seu sistema de freios.

A segurança é um fator importantíssimo em um veículo, e o sistema de freios é um fator chave da segurança do carro.

Escolha oficinas de confiança para repor itens tanto pela qualidade das peças quanto pela sua adequada instalação.

Dicas de uso para prolongar a vida útil do seu sistema de freios

1. Manutenções preditivas

A revisão é um fator-chave para que seu veículo funcione bem. Assim, a manutenção preditiva é uma excelente forma de aumentar o tempo de vida útil do seu sistema de freios.

Uma manutenção preditiva vai além da prevenção. Ela engloba a previsão de possíveis problemas, já trabalhando para evitá-los.

Desse modo, a manutenção preditiva envolve a revisão com uma equipe especializada que tenha condições técnicas e equipamentos adequados para identificar onde possa haver problemas no sistema de freios.

2. Frenagem em curvas

Se você está sempre precisando trocar seu sistema de freios, pode ser que você esteja freando de forma inadequada.

Frear dentro das curvas é perigoso e pode causar acidentes, além de acelerar o desgaste do sistema de freios.

Evite frear em curvas, buscando sempre desacelerar enquanto ainda está na pista reta.

3. Freadas bruscas

Apesar de às vezes serem necessárias, quando o condutor faz disso um hábito, o sistema de freios se desgasta muito mais rápido.

O ideal é evitar essas freadas, pois elas empenam o disco do sistema de freios, além de desgastar o pneu mais rápido e gastar mais combustível.

4. Uso de freio de mão com o carro em movimento

Esse é um dos piores hábitos que se pode ter em relação ao sistema de freios.

Além do desgaste causado ao sistema e aos pneus, usar o freio de mão com o carro em movimento pode causar graves acidentes, inclusive capotamento.

Evite essa prática e só use o freio de mão em situações adequadas ou emergenciais.

5. Parar o carro desligando

Desligar o carro enquanto ele ainda está em movimento é uma prática que pode causar acidentes, além de poder danificar o servo de freio.

Isso sobrecarrega o sistema de freio, deixado o pedal mais duro, reduzindo o tempo de resposta e a vida útil de seu sistema de freios.

Importância da manutenção com uma oficina com equipe especializada

Fazer a manutenção com uma equipe especializada é fundamental para garantir a segurança de seu veículo. A manutenção preventiva e preditiva exige conhecimento, tecnologia, técnicas e equipamentos adequados para que sejam identificados corretamente possíveis problemas e desgastes e rapidamente corrigi-los.

Além disso, uma equipe especializada saberá te orientar melhor sobre como aumentar a vida útil de seu carro de acordo com os sinais identificados durante a manutenção preditiva.

Além disso, caso identifique ruídos, tremores ou quaisquer sinais de problemas no seu carro e no seu sistema de freios, apenas uma equipe especializada será capaz de identificar rapidamente o problema, evitando falsos diagnósticos, economizando tempo, dinheiro e aumentado a sua segurança.


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