Entenda o passo-a-passo de como lavar o seu carro. É comum surgirem dúvidas sobre como lavar o carro da maneira correta. Mais comum ainda é as pessoas riscarem, desgastarem ou mancharem a pintura do seu veículo usando produtos e equipamentos inadequados durante a lavagem.

Se você ficou preocupado, saiba que está no lugar certo, pois elencamos dicas valiosas para você higienizar o possante sem causar danos.

#dicasutacar para lavar seu carro do jeito correto

#dicautacar1 _ Onde lavar?

Sempre lave seu carro à sombra, pois o sol acelera a secagem da espuma, causando manchas na pintura. Lembre-se de fechar bem as janelas e levantar os limpadores de para-brisa.

#dicautacar2 _ O que usar para esfregar?

A maioria dos riscos e manchas ocorre na hora de esfregar o carro, principalmente, se forem utilizadas esponjas ou panos inadequados.

Por exemplo, a esponja amarela-e-verde, aquela usada para lavar louça, mesmo em seu lado mais macio, não permite que sujeira e resíduos penetrem em seu interior. O resultado disso é que, ao esfregar o carro, esses grãos de sujeira que estão na superfície da esponja riscam a pintura.

A microfibra é diferente, ou seja, ela “isola” a sujeira no íntimo dos pelos, tornando a esfregação segura. Portanto a microfibra é o material de escolha para esfregar seu carro.

#dicautacar3 _ Como escolher os melhores produtos?

Na hora de lavar seu carro, tão importante quanto usar o material certo para esfregar é escolher adequadamente o produto de limpeza.

Prefira adquirir sabão ou shampoos automotivos, pois sua composição é segura. Na ausência de um produto especializado, aposte no shampoo neutro.

Jamais use sabão em pó ou detergente, já que eles riscam e comprometem a beleza do seu carro.

#dicautacar4 _ Como secar?

Aqui na secagem, a nossa recomendação se repete, ou seja, essa etapa deve ser realizada com uma toalha de microfibra. Jamais utilize pano de chão para essa tarefa, esse é mais um vilão para a sua lataria.

Veja o passo-a-passo da lavagem automotiva

Agora que já escolheu adequadamente todos os materiais, é hora de lavar o seu carro do jeito correto. Prepare a mangueira de água e separe dois baldes, um com água limpa e outro com o shampoo automotivo diluído em água.

1. Molhe o veículo: Molhe todo o carro com água limpa para remover a sujeira mais grossa e também para esfriar a lataria, caso essa esteja aquecida. Essa etapa é muito importante.

2. Comece esfregando pelo teto: Comece a lavagem esfregando o teto. Assim, você não carrega sujeira de baixo para cima. Em seguida, limpe a parte dos vidros esfregando muito bem. Não faça movimentos circulares, use a microfibra em movimentos horizontais.

3. Higienize a microfibra: A seguir, enxague a microfibra no balde de água limpa e, em seguida, mergulhe-a no balde com água + produto de limpeza. Agora volte para esfregar a parte abaixo dos vidros, sempre lavando de cima para baixo e deixando os pneus para o final.

4. Faça a secagem: Sim, se você quer lavar o seu carro do jeito certo, é importante secá-lo após a lavagem. Para isso, utilize uma toalha de microfibra, algodão ou silicone. O ideal é secar comprimindo a toalha região por região, para que a água seja absorvida

Outra possibilidade é estender a toalha aberta para que ela absorva a água, depois remova e coloque em outro ponto. Qualquer que seja sua escolha de secagem, realize na sombra para evitar o surgimento de manchas.

5. Lavagem dos pneus: Não podemos esquecer da importância de lavar também os pneus. Você deve começar umedecendo-os para que a sujeira mais evidente saia. Use toalhas ou esfregões macios para limpeza.

6. Lavagem das rodas: Escolha produtos próprios para o tipo de roda que você tem em seu veículo. Existem produtos próprios para cromadas, outros para rodas pintadas, etc.

Para remover a sujeira mais resistente é interessante deixar o produto agir por um tempo. Então, dilua em água conforme indicação de cada fabricante e borrife o produto nas regiões mais sujas, deixando-a agir por alguns minutos.

Use o esfregão para remover essas sujeiras e molhe novamente para verificar se já está bom. Se precisar, repita a operação.

Não esqueça de higienizar o interior do carro

Se você quer saber como lavar o seu carro do jeito certo saiba que isso inclui também higienizar o interior. Afinal, o carro precisa ficar limpo em todos os ângulos.

7. Remoção do lixo: Descarte embalagens, garrafas, e todo tipo de lixo.

8. Aspiração do pó: Utilize um aspirador de pó portátil para remover a poeira. Além das partes óbvias, como chão e assento, é importante dar uma atenção aos cantinhos e vãos. Aproveite os diferentes tipos de bocais do seu aspirador para conseguir alcançar cada um deles.

9. Tapetes de borracha: Os tapetes de borracha devem ser removidos e lavados do lado de fora. Use uma mangueira e uma vassoura para esfregar. Seque-os completamente antes de recolocá-los no veículo. 

10. Onde deixar o carro após a lavagem? Após lavar seu veículo, guarde-o em um local limpo e coberto. Longe de pássaros e árvores, seu carro permanecerá limpo por mais tempo.

Deixe a UTACAR te ajudar!

Lavar o carro do jeito certo requer cuidado e muita atenção. Um erro pode custar muito dinheiro em recuperação de riscos e manchas.


Quer evitar o risco e ficar tranquilo? Aqui na AUTOSPA UTACAR oferecemos a você o serviço de lavagem e detalhamento automotivo realizado por profissionais altamente qualificados. Assim o seu veículo vai para o banho com segurança e garantia!

Somos parceiros da Bosch e nosso time de profissionais é altamente preparado e treinado. Além disso, usamos as melhores marcas de produtos e equipamentos do mundo!

Lavar o seu carro do jeito certo é fundamental para que a lataria não apresente avarias e o veículo continue bonito como novo. Quando a lavagem é feita por profissionais qualificados o bom resultado é uma garantia.

Solicite agora um orçamento da AUTOSPA UTACAR.

Acesse: https://utacar.com.br