Como escolher a melhor oficina para o seu veículo. Confira aqui 4 dicas fundamentais para escolher a melhor oficina mecânica na sua região. 

Escolhendo a melhor oficina

Seja para uma manutenção preventiva, seja para resolver problemas como barulho, arranhões ou até mesmo batidas em seu carro, escolher uma oficina pode ser um desafio. Diferentes valores, técnicas, tecnologias… O que eu realmente preciso para decidir onde fazer o meu serviço? Um dos fatores mais avaliados é o preço, mas ele não pode ser o único a ser considerado. Como, então, escolher bem uma oficina mecânica?

4 dicas fundamentais para quem está escolhendo uma oficina

 1. Pesquise de diferentes formas

Você vai encontrar oficinas conversando com amigos, vendo catálogos e, claro, pesquisando na Internet. É importante fazer uma boa pesquisa para que você encontre uma boa oficina perto de você. A pesquisa te levará a oficinas sérias, completas e com preços justos.

2. Leve em consideração a avaliação de outros clientes

Você pode procurar indicações com conhecidos e amigos para ter uma ideia de onde eles estão fazendo seus serviços. Com certeza algum deles vai ter uma boa indicação – e eles também vão falar das experiências ruins e de onde você não deve ir.

Além disso, há vários sites na Internet em que clientes podem colocar a avaliação dos estabelecimentos, inclusive oficinas. Dê uma pesquisada no que os clientes estão falando. É comum eles darem informações sobre o tempo de demora, problemas ocorridos e sobre a estrutura do local. Muitas vezes, é possível ver avaliações de clientes no próprio site da empresa.

3. Faça orçamentos rápidos

Se você tem uma ideia de qual seja seu problema ou se é apenas uma manutenção preventiva, faça orçamentos rápidos para ter uma noção dos valores praticados pela oficina em questão. A maioria das oficinas sérias tem alguma forma de fazer um orçamento rápido. É de se desconfiar quando a oficina só quer dar valores depois de você pagar super caro em scanners e outras formas de identificação de problemas. Isso porque, se você está com a manutenção em dia, o problema pode ser muito simples e o conserto pode ser mais barato que o próprio escaneamento do carro.

Atenção! Ao receber o orçamento, fique atento aos detalhes descritos nele. Saiba exatamente o que ele inclui para que, caso feche com a oficina orçada, não haja surpresas de cobranças que não estavam inclusas no orçamento.

4. Visite as oficinas

É claro que você vai querer fazer alguns orçamentos com as oficinas indicadas ou as que tenham chamado a sua atenção de alguma forma. Contudo, não se limite a fazer ligações ou solicitar o orçamento online. Visite as oficinas para ter uma real visão de como eles trabalham. Presencialmente, você saberá se eles são organizados, como trabalham e se transmitem seriedade e profissionalismo.

Dicas adicionais

  • Confira as condições do veículo. Antes de entregar o carro à oficina, verifique as condições gerais do veículo, a quilometragem, e registre o estado geral do seu automóvel – inclusive possíveis danos existentes e sua extensão.
  • Assegure-se dos itens e produtos que são usados. Por melhor que seja o mecânico, de nada adiantará se forem usados produtos e itens ruins. Tenha certeza de que estão sendo usados bons produtos, pesquise sobre as marcas adotadas pela oficina.
  • Exija garantia. Qualquer boa oficina terá um período de garantia do serviço que prestou. Informe-se sobre isso e exija algum período de garantia. Esse é um fator determinante para decidir se quer ou não fazer o serviço com a oficina. Se eles não garantem o serviço que fizeram, será que é realmente confiável?
  • Esteja com a manutenção preventiva sempre em dia. Essa é uma forma de evitar problemas maiores e de ter certeza de que o problema que está tentando sanar é pontual.
  • Não ignore os sinais do carro. Se o seu carro der algum alerta no painel ou estiver fazendo algum barulho, não ignore esses sinais. Procure uma oficina especializada e, se afirmarem não ser nada e você ainda perceber os sinais, busque uma oficina com um sistema de diagnóstico melhor. Assim como o nosso corpo dá sinais de doenças, o veículo também dá sinais de problemas. Ignorá-los pode agravar o que antes era um problema simples.
  • Leia o manual de uso de seu carro. Pode parecer chato, mas essa é uma excelente forma de saber mais informações sobre o seu carro e se as informações prestadas pela oficina em que você está fazendo orçamento são precisas. Não abra mão dessa dica, ela é valiosa.
  • Exija nota fiscal como garantia. Não aceite documentos sem valor fiscal, nem que deixem para depois. Exija nota fiscal e confira se todos os serviços estão descritos corretamente e com os valores que foram realmente pagos.
  • Faça uma vistoria ao retirar o veículo. Se você fez uma conferência do estado geral do carro antes de entregá-lo à oficina, faz sentido fazer uma vistoria ao retirá-lo. Assim, você compara como o carro estava e como foi entregue para saber se nada foi danificado.

Está em Campinas e região e quer conhecer uma empresa séria e referência na área?

A Utacar Oficina é referência pela qualidade e confiança que entrega a seus clientes. Com ela você tem garantia da procedência de suas peças, pois a Utacar é apoiada pela Bosch – maior fabricante de autopeças do mundo. Além da equipe de excelência altamente treinada, os equipamentos são modernos e há sempre novidades na oficina.

Se você seguir todas essas dicas, com certeza se interessará por nossa oficina. Isso porque prestamos serviços de qualidade, especializados, com selos de garantia e qualidade. Além disso, tomamos todo o cuidado com a vistoria antes e depois do serviço prestado para que você se sinta o mais seguro possível. O nosso compromisso é com um serviço de alto padrão e a cordialidade que você precisa.

Além de ter Garantia Nacional e Personal Concierge, a Utacar atende a todas as marcas nacionais e importadas. A Utacar possui também selo verde por seu compromisso com o meio ambiente. Venha nos fazer uma visita e conferir todos os nossos diferenciais.

Venha conhecer nossos serviços e se surpreenda com a melhor e mais completa oficina da região.