Dicas para conservar a pintura do veículo.  A pintura de seu veículo está se desgastando rapidamente? Descubra aqui como conservar a pintura de seu carro e tê-lo impecável. 

A manutenção de seu carro vai muito além das engrenagens. Mantê-lo com uma boa aparência é fundamental para a manutenção de seu valor e, mais importante do que isso, para você curtir e gostar do seu carro.

Por isso, reunimos aqui dicas para evitar manchas e arranhados em seu carro, de modo a mantê-lo em seu melhor estado. Confira!

1. Lave o carro periodicamente e com cuidado

Para conservar a pintura de seu carro, você deve lavá-lo pelo menos a cada quinze dias. Dessa forma, você evitará que a sujeira impregne na pintura, danificando-a a longo prazo.

A sujeira acumulada cria manchas na pintura, além de deixá-la opaca e áspera.

Lavar o carro periodicamente precisa ser um serviço cuidadoso, do contrário será tão ruim para o seu carro quanto deixá-lo sujo.

Por isso, siga alguns passos para a lavagem adequada.

  • Esfrie a lataria do carro deixando na sombra antes de lavar para evitar um choque térmico, que é ruim para a pintura de seu veículo.
  • Retire manualmente a sujeira mais grossa que possa arranhar seu carro antes de iniciar a lavagem.
  • Lave seu carro com água e detergente neutro. Se preferir, utilize produtos feitos especialmente para veículos. Nunca use produtos aleatórios de limpeza. Eles podem ser abrasivos e danificar a pintura de seu carro.
  • Use panos de microfibra ou outros que sejam delicados o suficiente para não arranhar seu carro quando passados em sua superfície.
  • Se o seu carro estiver exposto a muitos produtos contaminantes, lave-o semanalmente.
  • Areia, maresia e terra são alguns dos agentes mais abrasivos à pintura. Remova-os o mais rápido possível lavado o carro quando ele for exposto a esses elementos.
  • Lave seu carro em empresas especializadas. Caso prefira pagar para que lavem seu carro, busque profissionais sérios que se preocuparão com a qualidade do serviço que estão prestando.

2. Nunca use querosene na limpeza de seu veículo

Uma prática comum dentre muitos motoristas é utilizar querosene para limpar o veículo.

Por ser um produto forte, pode-se ter a falsa impressão de que ele é mais adequado para limpar seu veículo.

Contudo, esse produto é abrasivo e pode danificar não apenas a pintura, mas também as borrachas de seu carro

3. Evite expor o carro à luz solar excessiva

O sol é um agente que deteriora rapidamente a pintura de seu carro. Evite estacionar ou deixar seu veículo exposto por longos períodos ao sol, tentando sempre estacionar onde haja sombra, de preferência em um local coberto para também fugir de outros agentes abrasivos.

O acúmulo de umidade que o calor excessivo pode causar no carro gera rachaduras, que pode formar ferrugem e dificultar até mesmo uma recuperação de sua lataria.

Além disso, mesmo em lugares de grande seca o calor excessivo faz a pintura de seu carro descascar.

4. Evite expor o carro a chuvas sempre que possível

Naturalmente, você não vai deixar de dirigir ou ficar preso em um local porque está chovendo. O carro é uma comodidade justamente para situações como a chuva.

Entretanto, estacione o carro em local coberto sempre que possível. A chuva causa manchas na lataria ao secar na superfície do veículo.

Além disso, as chuvas ácidas, comuns em grandes centros, causa danos ainda maiores na superfície de seu carro.

5. Para períodos excepcionais de exposição, utilize uma capa

A capa para o carro é vista como um último recursos, pois tirá-la várias vezes danifica e arranha a pintura.

Entretanto, para situações excepcionais em que o carro vá ficar exposto ao sol ou à chuva, é possível utilizá-la para evitar maiores danos.

Para períodos longos em que o carro fique exposto também não se deve mantê-lo com capa, pois ela acumulará umidade e intensificará seus efeitos.

6. Seja cuidadoso ao abastecer

Se o combustível respingar em seu veículo, retire o excesso e limpe da melhor forma possível.

Você pode ter um pouco de espuma de limpeza e um pano multifibra sempre com você em seu carro para limpar a superfície dele tanto ao abastecer quando outras sujeiras caírem em sua superfície.

7. Encere seu carro

É recomendado que a cada 30 a 45 dias seu veículo seja encerado.

Dessa forma, além de dar uma melhor aparência imediata à superfície do veículo, uma fina camada de cera que fica acima da pintura ajuda a protegê-la e evitar danos pela ação de agentes abrasivos, inclusive durante a lavagem.

Isso prolonga a duração do verniz da pintura e deixa seu carro ainda mais bonito.

8. Use soluções de profissionais para manter a pintura mais bonita

Há diversas soluções no mercado para que a pintura de seu veículo dure por mais tempo. Algumas dessas soluções são a descontaminação da pintura, sua cristalização e vitrificação.

São opções para serem feitas esporadicamente, que não devem ser repetidas mais do que algumas vezes (em geral, três) para que tenham real utilidade e não se tornem abrasivos para a pintura.

Essas e quaisquer outras soluções apresentadas devem ser feitas por empresas sérias.

Do contrário, ideias que deveriam prolongar a vida útil de sua pintura e deixá-la mais bonita podem, na verdade, deteriorar a superfície de seu veículo.

A UTACAR tem soluções que vão ajudar você a manter a pintura de seu carro bonita, além de prolongar sua vida útil.

Nossos profissionais estão sempre prontos e atualizados para dar a melhor solução de acordo com a situação de sua pintura.


Temos opções de Detalhamento Automativo e serviços especializados com a qualidade das melhores marcas do mundo. Clique aqui e conheça agora mesmo a empresa que é referência em sofisticação e qualidade.